Icone do whatsapp

Como as ferramentas tecnológicas vão mudar o setor de regularização imobiliária (mas não vão acabar com ele)?

Por Paulo Liblik
Um dos grandes sonhos que quem trabalha com regularização imobiliária costuma ter, é uma realidade onde não só os estados e a Federação são integrados, mas também os municípios. Onde por meio de uma só interface, possamos obter documentos para qualquer localidade brasileira.

Vivemos um período de grandes e rápidas mudanças. Obtenção de alvarás em outros países é por norma, mais rápido e simples do que no Brasil. Ainda assim, mesmo que a informatização e as inteligências artificiais tornem os processos mais simples. Vivemos outros desafios no Brasil, e estes não serão sanados tão cedo: a diferença de realidades no Brasil.

Mais do que garantir luz elétrica, água e internet em todos os lugares, tentar aplicar uma mesma régua para cada município e por consequência uma mesma regra para todos, peca por confundir igualdade com equidade. Isso tudo num sentido diferente do que se costuma associar aos dois termos.

Imaginar que possamos obter um alvará numa capital e numa cidade do interior de um mesmo estado já reflete esta dificuldade. Cada cidade possui suas regras e peculiaridades e aquilo que é dispensável aqui é indispensável acolá. Agora pensemos isso no tamanho do Brasil.

Neste momento que puxamos a sardinha para nosso lado. Com a criação da MayerTech, braço do Grupo Mayer voltado para as soluções tecnológicas de nosso negócio, temos a tecnologia, que associada com os bancos de dados de anos de experiência (durante os quais criamos procedimentos descrevendo como obter cada documento em cada localidade) nos permite por meio de soluções de Big Data e integração de sistemas, pensar em soluções diferenciadas para cada cliente nosso.

Se por um lado não vivemos ainda uma realidade onde seja simples obter um documento independente do município, por outro lado, vivemos um momento onde já podemos dizer: eu consigo obter este documento para você. Não importa em qual município seja.